Redes sociais e curadoria digital: uma investigação sobre a qualidade da informação na Web

julho 21, 2012 in Organização da informação em ambientes colaborativos, Produção Intelectual, Qualidade da informação e Indicadores informacionais

A web atual apresenta-se como uma plataforma que estimula e radicaliza o desenvolvimento de práticas colaborativas num contexto em que a produção de conteúdos informacionais adquire proporções gigantescas devido à diversificação dos dispositivos de produção e compartilhamento da informação.

Observa-se que a cadeia de validação torna-se alterada em relação às formas de validação convencionais, devido à sobreposição de autores, leitores e especialistas no contexto digital.

A manifestação dos acordos estabelecidos pelos diversos atores que compõem as redes sociais através da linguagem é um fator chave para se pensar a qualidade da informação como um conceito cujo “obstáculo” envolve a abordagem de processos de significação. Diante desse cenário de expansão e diversificação das redes sociais que integram pessoas, conteúdos e suas representações,  a pesquisa de mestrado em ciência da informação “Indicadores de qualidade da informação em sistemas baseados em folksonomia” questionou qual é o papel atribuído à linguagem e à colaboração na validação dos conteúdos informacionais no contexto das comunidades virtuais de prática que se agregam através destas  ferramentas colaborativas voltadas para a organização da informação, também denominadas ferramentas de social tagging.

Através de um estudo de cunho quanti-qualitativo que utilizou a triangulação de métodos e teorias, constituída pela abordagem netnográfica, a Análise de Redes Sociais (ARS) e a Semiótica peirciana, do uso de técnicas de coleta de dados como questionário semi-estruturado e entrevistas,  foi possível identificar e problematizar a existência de ações de curadoria de conteúdos e a construção colaborativa da qualidade da informação por meio do compartilhamento de significados no âmbito dessas comunidades.

Aponta-se o papel do curador de conteúdos como a pessoa que, de modo voluntário ou não, atua construindo trilhas informacionais enquanto concepções semiósicas que levam os sujeitos a obterem conteúdos relevantes pelas vias da personalização e da colaboração.

Considera-se que tal movimento revela como as pessoas se apropriam de toda a estrutura tecnológica, cultural, econômica e principalmente das redes sociais na web a fim de obterem e gerarem conteúdos que atendam às suas concepções de qualidade.

 

ASSIS, Juliana de. Indicadores de qualidade da Informação em sistemas baseados em folksonomia: uma abordagem semiótica.Orientadora: Maria Aparecida Moura. 209f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – UFMG, Belo Horizonte, 2011.