Equipe

Mobilidade, sociabilidade e redes sociais:

  Alessandra Alves Mestre em Ciência da Informação com atuação na linha de pesquisa “Gestão da Informação e do Conhecimento” pela Escola de Ciência da Informação – UFMG. Atua profissionalmente na área de comunicação empresarial, planejando e desenvolvendo projetos no âmbito da gestão da comunicação e da informação dentro de organizações privadas.

 

 

  Cynthia Zaniratti – Mestre em Ciência da Informação com atuação na linha de pesquisa “Informação, Cultura e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. Tem suas pesquisas voltadas, principalmente, para áreas de cultura e política cultural, cinema e audiovisual, comunicação e redes sociais.

 

 

  Camila Maciel. C. A. Mantovani – Professora visitante na Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutora em Ciência da Informação pela UFMG com a pesquisa “Ciência em Movimento”. Mestre em Ciência da Informação pela mesma universidade com a dissertação “Info-entretenimento na telefonia celular”. Seus interesses de pesquisa estão voltados para os temas: Mobilidade, Redes sociais e os estudos sociais em ciência e tecnologia.

 

 

  Carolina de Souza Scott Mairinque – Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008-2010), atuação na linha de pesquisa “Organização e Uso da Informação”,  com a temática: “Reconfigurações discursivas em Análise de Redes de Políticas Públicas para o Meio Ambiente”. Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG. Relações Públicas da equipe de Comunicação do Projeto Manuelzão.

 

  Débora de Carvalho Pereira – Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com a pesquisa “As produções de sentido para a gestão da ‘natureza’ entre os atores das redes ambientais: fluxos de informação da internet”. Tem interesse pelas áreas de Redes Sociais, Ambientalismo, Psicoativos, Cibercultura e Semiótica.

 

 

  Geórgia Geogletti Cordeiro Dantas – Bacharel em Biblioteconomia pela UFPB, em 2005. É Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Atualmente é doutoranda em Ciência da Informação, com o projeto “A cultura informacional de fãs: análise da rede de processo de interpretações, reinterpretações e retrabalhos de obras por leitores/autores”.

 

 

  Letícia Alves Vieira Mestre em Ciência da Informação pela UFMG (2007-2009), com a pesquisa “Ciência da Informação e redes de colaboração acadêmica: diálogos, constituição e perspectivas”. Seus interesses de pesquisas são voltados para as seguintes temáticas: Comunicação e Produção Científica, Bibliometria, Redes Sociais, Colégios Invisíveis. Doutoranda em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG.

 

 

  Ludmila Salomão Venâncio Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Especialista em Gestão da Informação. Graduada em Tecnologia da Informação. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Redes sociais aplicadas aos estudos informacionais, Redes sociais políticas na web, Análise de redes sociais (ARS), Organização da informação, Linguagens de indexação e Análise do discurso.

 

  Ruleandson do Carmo Cruz Doutorando em Ciência da Informação pelo PPGCI-UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela UFMG, com pesquisa sobre redes de informação sobre amor existentes no site Orkut. Tem como interesses de pesquisa: Amor, Comportamento informacional e cultura informacional, Sites voltados à formação de redes sociais virtuais, Representações sociais e Informação de ajuda e suporte.

 

 

Organização da informação em ambientes colaborativos

  Adriane Legnani de Souza Silva Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq/PIBIC,  desenvolve pesquisas com o tema “E-Science, redes de colaboração científica e inovação”.

 

 

 

  Isabella de Brito Alves -Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, foi bolsista de iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG,  desenvolveu estudos sobre Organização da Informação e Meio Ambiente.

 

 

  Juliana de Assis -Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela UFMG (2009-2011) com a dissertação: “Indicadores de Qualidade da Informação em Sistemas Baseados em Folksonomia: uma abordagem semiótica”. Atua na linha de pesquisa “Organização e Uso da Informação”.  Seus interesses de pesquisa são voltados para a Representação e recuperação da informação, Folksonomias, Qualidade da informação em ambientes colaborativos, Análise de Redes Sociais (ARS), Semiótica, Web 2.0 e Web semântica.

 


 Mateus Uérlei Pereira da Costa
-Bibliotecário, Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação – UFMG (2010-2012), atua na linha de pesquisa “Organização e Uso da Informação” com a temática: Representação da informação e Semiótica. Tem interesses nas áreas de pesquisa em Representação e recuperação da informação, Comunicação científica, Qualidade da informação, Semiótica, Web 2.0 e Web semântica. Atuou profissionalmente na área de sistemas de informação jurídica em escritório de advocacia, gerando, organizando e disponibilizando informações para esse segmento.

 

  Terezinha de Fátima Carvalho de Souza – Professora adjunta da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Bibliotecária, com mestrado e doutorado em Ciência da Informação, tendo desenvolvido pesquisas nas áreas de Informação para negócios, Fontes de informação e Arqueologia da informação. Tem interesse nas áreas de Gestão e análise da informação, Comunicação científica e Análise do discurso.

 

 

  Roger de Miranda Guedes – Doutorando e Mestre em Ciência da Informação (2010) com atuação na linha de pesquisa “Organização e Uso da Informação”, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (ECI/UFMG), com a dissertação “A Abordagem Dialógica na Indexação Social”. Bacharel em Biblioteconomia (2007) pela mesma universidade. Seus principais temas de interesse são: Representação da Informação, Indexação, Folksonomias, Web Social, Web Semântica, Redes Sociais, Estudos da Linguagem.

 


 Ranito Zambo Waete –
Mestre em Ciência da Informação pela UFMG (2011-2012), atua na Linha de Pesquisa “Organização e Uso da Informação”, com a temática: Redes de Acesso Aberto (Open Access) a Recursos Eletrônicos em Países em Desenvolvimento. Seus interesses de pesquisa são voltados para a Políticas de Acesso e Uso da Informação, Redes Sociais Aplicadas aos Estudos Informacionais, Organização da Informação, Semiótica, Web Semântica. Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói – Rio de Janeiro, em 2000.

 

Qualidade da informação e Indicadores informacionais 

 

  Joana Ziller – Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Doutora em Ciência da Informação pela UFMG, com pesquisa sobre qualidade da informação e conteúdo gerado pelo usuário (produser). Suas áreas de interesse são: Informação em contextos digitais, dentro do viés social, Qualidade da informação, Semiótica, Jornalismo digital e Convergência de mídias.

 

 

  Paula Ziviani – Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela UFMG (2008), com a dissertação intitulada “A consolidação dos indicadores culturais no Brasil: uma abordagem informacional”. Suas áreas de interesse são: Indicadores culturais, Informação e política cultural, Sistemas de informação para a cultura e Diversidade cultural.

 

 

Cultura informacional (Information literacy)

 

  Graziela Andrade – Doutoranda em Ciência da Informação, Mestre em Ciência da Informação pela UFMG (2008), com a dissertação “Nós em rede: Informação, Corpo e Tecnologias”. Tem suas pesquisas acadêmicas voltadas, principalmente, para as aproximações entre corpos e novas tecnologias.

 

 

 

  Lorena Tavares de Paula – Mestre em Ciência da Informação pela UFMG (2009), desenvolveu seu estudo na linha de pesquisa “Organização e Uso da Informação”,  com a temática “Organização de Informação em Ambientes Virtuais de Aprendizado”. Seu escopo de estudo abrange: Relações Informacionais em ambiente virtual, Análise do Discurso e Educação a Distância. Doutoranda em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG.

 

 

  Sinay Santos Silva de Araújo – Mestre em Ciência da Informação pela UFMG (2009-2011), desenvolveu seu estudo na linha de pesquisa “Informação Cultura e Sociedade (ICS)”,  com a temática da Cultura informacional. Seu escopo de estudo abrange: Representações Sociais, Cultura Informacional e Educação a Distância.