Autoridade reconhecida internacionalmente na área de Organização da Informação e do Conhecimento, o Prof. Dagobert  Soergel  da Universidade de  Buffalo (USA) aponta algumas questões e desafios atuais para o campo.

Entre os assuntos apresentados por ele e debatidos em visita ao Brasil, destacou-se, o uso da Análise Facetada na estruturação de KOS (Knowledge Organization  Systems) de modo que os mesmos sejam constituídos, não apenas por uma estrutura conceitual, mas também por um mapeamento semântico que propicie a navegação e a recuperação da informação, bem como desenvolva uma atuação interativa e instrutiva junto aos usuários. A extração e a incorporação da linguagem natural, tendo como fonte as tags oriundas dos ambientes que exploram as folksonomias, também foram abordadas em palestra proferida na Escola de Ciência da Informação com o título: “Illuminating Chaos: Using Semantics to Harness the Web”.

Para o Prof. Soergel, alguns desafios da organização do conhecimento na atualidade são:

  • Interoperabilidade, que pode ser alcançada pela padronização ou pelo mapeamento.
  • Criação de interfaces que possibilitem uma melhor interação entre os usuários finais e os sistemas.
  • Utilização dos KOS para organizar os resultados das pesquisas para uma melhor aplicação dos mesmos com vistas a atender as demandas dos usuários.

Quando questionado sobre o que considera avanços teóricos necessários para lidar com os problemas de recuperação de informações na Web, o pesquisador apontou o seguinte:

  • Extração de informações de texto que requer suporte através de estudos e experimentos em Processamento da Linguagem Natural e também uma estruturação mais robusta dos KOS.
  • Associação entre normas e sistemas de recuperação e de inferência que permitam o armazenamento flexível de dados complexos (RDF e OWL não estão à altura desta tarefa).

Sobre os principais desafios metodológicos para a construção dos KOS, Soergel apresenta outros elementos que também dialogam com as abordagens das pesquisas desenvolvidas pelo Nemusad, estes, podem ser sintetizados em pensar  a organização do conhecimento de forma interativa com o utilizador e a linguagem utilizada por ele para manifestar as suas necessidades informacionais.

Os interesses de pesquisa do Prof. Dagobert  Soergel estão relacionados ao armazenamento e recuperação da informação, ontologias, classificações, taxonomias,  dicionários de sinônimos e design de KOS orientado para o utilizador.

Mais informações: http://www.dsoergel.com