Eixos Gerais:
- Experimentação e geração de modelos computacionais – Com base em estudos empíricos específicos, da adoção de bases de testes coletivos e escudados em princípios teóricos comuns, busca-se nesse bloco transitar de modo contíguo entre a identificação do problema, a experimentação e a viabilidade tecnológica. Esse princípio busca prover com maior agilidade as soluções informacionais no campo.
- Integração entre níveis acadêmicos e colaboração internacional – Nesse bloco, são viabilizados procedimentos dinâmicos de divulgação e colaboração científica nacional e internacional de modo que a produção das pesquisas possam ser mais rapidamente referendada pelos parceiros e colaboradores Cooperação científica internacional. Interação solidária e cooperação informacional sul-sul.
Eixos específicos:
- Mobilidade, sociabilidade e redes sociais:
O papel e a dinâmica da sociedade em rede (fixas, Internet, móveis) nos processos de apropriação social da informação e do conhecimento. Análise das interações sociais mediadas por redes de cooperação, produção e compartilhamento informacional. Dispositivos e práticas promotoras de trocas, mobilidade e nomadismo informacional (presença-ausente).. Diversidade cultural e lingüística em ambientes digitais.
- Organização da informação em ambientes colaborativos
A organização do conhecimento face aos novos usos e usuários da informação. Teorias e metodologias para a construção de instrumentos e linguagens de representação e de recuperação da informação. Desafios para a classificação dos saberes multi-inter-transdisciplinares face às transformações da ciência e da sociedade. Fluxos informacionais. Estatuto do documento no contexto digital.
- Qualidade da informação e Indicadores informacionais
Identificação, sistematização e consolidação de critérios e indicadores que contribuam, do ponto vista informacional, ao monitoramento das políticas públicas para a democratização e o acesso à informação. Abordagem social aplicada à qualidade da informação.
- Cultura informacional (Information literacy)
Identificação, sistematização e consolidação de perfis e programas de formação que contribuam na consolidação de uma formação voltada à cultura informacional em contextos sociais e em ambientes digitais. Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Abordagem informacional na formação do pesquisador. Identidade e percursos informacionais.